quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dois Músicais Italianos.

Dio, come ti amo.


Sinopse: Filme da década de 60. A inesquecível cantora Gigliola Cinquetti interpreta bela e inocente jovem de família pobre que se apaixona pelo noivo rico de sua melhor amiga. Emocionados com a paixão da moça, seus familiares a fazem se passar por uma princesa para que ela possa viver este romance impossível.

Vou começar usando uma frase que Jey falou assim que terminamos de assistir o filme; "Esse é o tipo de filme que todos os apaixonados por cinema devem assistir." Dio, come ti amo é um clássico do Cinema Italiano. A história de amor, que a primeira vista parece clichê, é contada de uma maneira senssacional: lindamente simples. Nos mostra o romantismo da época de um jeito que não encontramos mais nos dias atuais. Sem falar no jeito fofinho que eles se vestiam, as danças engraçadas (Twist) e a trilha sonora, que é um caso a parte, simplismente perfeita. O filme foi exibido a mais de 40 anos e é demais ter a oportunidade de vê-lo hoje. Não vale apena contrastar com os filmes atuais, são coisas totalmente opostas e todos tem seu valor. 
Não poderia deixar de falar aqui o que minha avó me disse quando emprestou-me o dvd; Como quem está sonhando, relembrando o passado, com os olhinhos cheio de brilho da saudade ela me diz "- Quando teu pai nasceu, teu avô me deu o disco de Dio, come ti amo de presente. Dia 14-05-67. Essa era minha música pra ele. Outra coisa não, mas seu avô era romântico!" Foi lindo ouvir isso. 


 Nine.

Sinopse: Paixão, fantasia, desejo, amor, arte, estilo, desilusões, sonha – a vida sempre foi um grande circo para o cineasta  de renome internacional da década de 60, Guido Contini (DANIEL DAY-LEWIS)... até que ele se torna a sua própria vítima no provocante e vibrantemusical dramático, NINE.

Tá, esse filme não é completamente italiano, os atores são hollywoodianos e tal, mas a história se passa na Itália, na década de 60. Algo em comum com o Dio, come ti amo? Nada em comum. Nine é um filme ousado, sensual e ao mesmo tempo romântico. Dá pra você experimentar várias sensações. Eu conseguir ficar com raiva, pena, feliz e triste com o Contini. Ele é típico "homem canalha que tem várias mulheres aos seus pés" mas você sente que algo falta na vida, algo que o deixa infeliz. A trilha sonora é divina, se encaixou perfeitamente à história, deixando assim um músical sem nada a desejar. A fotografia é demais, nos transporta para o sonho do autor. Eu não vou nem comentar sobre o elenco que também teve uma atuação perfeita, ou seja, o filme é realmente perfeito.


Sim, eu adoro músicais. 
 

2 comentários:

  1. Meu amor... O que vc escreveu já basta!
    "Dio, come ti amo" é muito bom... Lindo em tudo que ele passa...
    "Nine"? Meu Deus, esse é muito bom, melhor que o primeiro, na minha humilde opinião... Adorei a história de Contini, um típico italiano apaixonado, um verdadeiro artista... muito bom mesmo, fiquei até fã do Contini depois disso!
    Adoro cinema italiano, adoro filmes que se passam na Italia, isso meu deu saudades de O Poderoso Chefão e do grandioso Don Vito Corleone... Quero ver novamente!!!

    ResponderExcluir
  2. Nine deve ser realmente bom, gostei da sinopse, não que eu tenha me identificado, quem me dera?!
    Mas a parte mais legal do blog que eu achei foi sobre o "Dio, come ti amo". Principalmente qnd vc diz que sua vó lhe empresta o DVD?! Pensei sinceramente que vc tinha assistido esse filme em no máximo um video cassete antigo cheio de traça.. huahuahua Mas td bem... Parabéns pelo post e pelo blog.. bem divertido! ;D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!