quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Festa no Céu

Sinopse: Um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. (Adoro Cinema)

Título original: The Book of Life
Dirigido por: Jorge R. Gutierrez
Gênero: Animação, comédia
2014

Eu preciso repetir o que sempre falo quando vejo discrepâncias horrendas nas traduções para o português dos títulos dos filmes: O que há de errado com essa galera, minha gente? The book of Life = Festa no céu? "O livro da vida" estaria ótimo. Enfim.

Estou encantada e esperançosa com a rede de animações para longas-metragens. Eu preciso começar dizendo que me emocionei a cada mi.nu.to desse filme.

Primeiro me emocionei por poder conhecer um pouco mais sobre algo que eu sempre achei muito bonito, que é o dia dos mortos comemorado pelos mexicanos. Depois me emocionei com as cores lindas e os traços marcantes e cheios de vida do desenho. Depois foi porque achei a Catrina a criatura mais linda da face da terra. Aí, chorei quando Maria foi embora para estudar na Espanha e ganhou de um dos seus melhores amigos e admirador um porquinho de estimação. E quando a Maria volta, me emocionei porque ela se tornou uma mulher forte, feminista. Depois me emocionei quando descobri que apesar de disputarem o amor da mesma mulher, os dois amigos protagonistas, não deixam de ser amigos e não representam rivalidade para as crianças que estavam assistindo ao filme. E depois, quando eu achava que não poderia mais me emocionar, percebi que foi criado um filme fantástico para crianças que fala de amor, que trata a morte como algo natural, que retrata as mulheres como seres fortes, que ensina os garotinhos a tratar bem as mulheres, que repudia maus tratos aos animais, que mostra a força de uma amizade, que ensina que trapacear é feio, mas que o perdão é possível e transformador.

Não teve como não chorar.



























 

15 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade pra saber mais sobre esse dia dos mortos que é festejado na cultura mexicana.
    Nunca ouvi falar do filme, mas a tradução de nome realmente é triste --'

    As vezes traduzir quase que literalmente soa melhor, né?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que massa essa dica de filme *-*
    Não conhecia e vou colocar na minha lista!!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei sabendo desse filme e realmente estou morrendo de vontade de ir vê-lo. Parece ser tão bom! <333

    Te indiquei para uma tag no Acesso Permitido, confira lá! <3
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/p/presente.html

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não assisti mais depois da resenha deu aquela vontade.
    Bom final de semana.Siga e curta o meu canal Nekitareis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. achei o trailer desse filme uma graça,as traduções do inglês para português são maravilhosas só que não
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou contar um segredo: eu nem sabia que existia esse filme, dai comentaram comigo sobre uma tal animação Festa No Céu e eu pensei que era algo relacionado com algum pastor.
    To falando sério.

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  7. festa no céu dá a ideia de algo "espiritual" ou religioso...achei estranho a escolha do título. || esse filme esteve nos cinemas??? poxa, quantas coisas tenho perdido...u.u. gostei deles terem explorado a cultura do méxico. ao menos, fiquei curiosa porque já ouvi falar sobre o dia dos mortos. queria ver o simbolismo por trás mesmo..toda aquela coisa de origem do dia, etc. ((ᴇᴍɪʟɪᴇ ᴇꜱᴄʀᴇᴠᴇ))

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o trailer e fiquei encantada! Que animação mais linda! <3
    Estou doida para assistir!

    ResponderExcluir
  9. Não conheço este filme, mas fiquei curioso! Parece ser muito interessante :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro animações e já me apaixonei por essa logo de cara. Adorei a história, a arte e só pelo título do filme eu já apertaria o play :) Fiquei curiosa para ir ao cinema. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  11. A cultura mexicana é incrível, na minha opinião. E eu sou fã dos EUA, mas os odeio pelo bullying em escala mundial com os mexicanos. Isso é ridiculo. As vezes eu acho que os Estados unidos é uma nação adolescente. Enfim, esse papo a parte, vamos ao filme.
    Ainda não assisti, mas com certeza vou, por tudo o que você falou, e por mais uma coisa que eu PRECISO dizer, como estudante de cinema: A ANIMAÇÃO é LINDA. LINDA. LINDA. *-*

    ResponderExcluir
  12. Estou doida para ver esse filme! Tem cara de ser muito bom! E a animação é linda, né?
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o filme e fiquei encantada pelas imagens! Será que já estreou por aqui? É um filme lindo, pelo menos visualmente, acho que valeria uma passada no cinema para vê-lo em tela grande. ♥

    Ahh, e isso o que você falou, das versões em português para os nomes de filmes estrangeiros, SEMPRE me incomoda. O que custa arrumar uma tradução mais plausível com o nome original? Parece que o pessoal que escolher vai justamente no nome mais esdrúxulo possível, não dá pra entender.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Minha irmã viu e adorou! Eu quero ver também, parece ser legal, fora que é em desenho né ♥ outro motivo pra eu assistir e gostar!

    Bitocas!
    Www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!