segunda-feira, 26 de julho de 2010

Saudade


A palavra saudade só é conhecida na língua portuguêsa, não tem tradução para outras línguas. Ela é só nossa, tão linda e tão melancólica.  
"Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações."

Um dia desses eu estava olhando o Facebook da minha tia, que está morando do outro lado da América, e senti um aperto no coração, saudades dela, da minha prima, da família toda reunida. Tia Carla já mora lá a pelo menos 9 anos, mas sempre costumava vir nos visitar nos finais de ano. Fazem 2 anos que não as vejo. Minha priminha tá tão linda. Minha tia tá tão linda... eita, saudade danada!

Tenho saudades da minha infância, época maravilhosa que não volta mais, das tardes assistindo desenhos animados -Sem preocupações ou responsabilidade-. Tenho saudades do tempo em que eu não precisava pensar em TCC e nem em estágios pra completar as horas extras-curriculares para a faculdade, rs.
Sinto saudades dos meus amigos, esses eu sei que estão do meu lado mesmo longe, mas as vezes não é a mesma coisa. Telefonar uma vez no mês pra saber se está tudo bem e contar as novidades (filtradas, porque a gente nunca vai lembrar de tudo), não é a mesma coisa de você chegar da escola e ir direto para a casa delas pra contar as últimas fofocas do dia.
Tento pensar na da seguinte maneira: -Tudo muda.
Mas por quê tem que mudar tanto? Por que temos que nos contentar em estar aqui e não em uma cidade qualquer, distante, a hora que desejarmos para ver pessoas que amamos?   

É, eu estou um pouco dramática nessas últimas semanas. Não me arrependo de nada que eu fiz e acho que não gostaria que o tempo voltasse, só que as vezes bate uma nostalgia e aí chega aquela coisa que só quem sente sabe como é... Saudade! 

3 comentários:

  1. Putz, saudade de quando nao tinha q me preocpar com nada, essa é a epoca q mas da vontade de ter de volta.

    ResponderExcluir
  2. "não é a mesma coisa de você chegar da escola e ir direto para a casa delas pra contar as últimas fofocas do dia."
    era a melhor parte do dia..:)
    ai ai.. saudades.
    :*

    ResponderExcluir
  3. Hoje sinto saudades de quase tudo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!