quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Torre Negra - 1º Round

Eu queria fazer um única resenha de A Torre Negra quando já tivesse lido a colação toda, mas pensei "Poxa, serão 7 livros, é muita coisa para um poste só". Então, terminei de ler o terceiro volume e vi que já entendo a série o suficiente para falar sobre ela. Eu nunca tinha lido nada do  Stephen King, até me interessar por essa coleção, aproveitando uma promoção do Submarino.com, meu pai comprou ela para mim. Confesso que achei bem estranho no inicio, King é meio maluquinho, sabe. Mistura um monte de coisa: tecnologia, terror, suspense, um terra desolada e cheia de anomalias. 

O Pistoleiro é o primeiro volume da série. Aqui conhecemos Roland Deschain ou Roland de Gilead, o último pistoleiro sobre a Terra Média. Stephen King no apresenta uma terra desolada, onde o papel é tratado como moeda de troca e as pessoas vivem em um mundo que seguiu adiante. Essa expressão aparece diversas vezes na história. 

A terra onde Roland nasceu (Gilead) também seguiu adiante, ou seja, está destruída. Todos os amigos e familiares do Pistoleiro estão mortos, e para acabar com o mal que afeta a Terra Média, antes que ela seja destruída por completo e a doença passe para os outros mundos, Roland precisa encontrar a Torre Negra que é uma espécie de portal que interliga vários universos. Porém antes de chegar a Torre, Roland precisa matar o Homem de Preto, e o persegue por dias, meses ou anos (ninguém sabe ao certo, pois o tempo passa de uma forma diferente no mundo do Pistoleiro) em um deserto. Nessa saga o Pistoleiro conhece Jack, um garoto de Nova Iorque, em um posto de parada, que após morrer de forma trágica, foi transportado para o mundo de Roland. Eles passam então a viver momentos inusitados e cheio de assombros. 

A Escolha dos Três é o segundo volume da série. Depois de uma longa conversa com o Homem de Preto, que lhe disse que nenhum dos dois iria sobreviver, o Pistoleiro acorda em uma praia deserta. Primeiro ele tem que se resolver com alguns monstros marinhos que o atacam, depois ele parte em busca dos outros três pistoleiros que vão lhe ajudar na saga até a Torre Negra. 

Ele deve atravessar três portas que o levará para o século XX em Nova Iorque. Primeiro ele vai até os anos 80 e conhece Eddie Dean, um viciado em heroína. A segunda porta lhe apresenta Odetta Holmes, uma jovem que tem dupla personalidade e não sabe, ela vive algumas décadas antes de Eddie. A terceira porta guarda uma grande surpresa até mesmo para Roland. Será uma jornada difícil para os três. Roland ferido e sofrendo com uma infecção, Eddie com abstinência e os dois ainda tem que controlar Odetta e sua outra personalidade.

As Terras Devastadas é terceiro livro da obra. Aqui Roland, Susannah (antes Odetta) e Eddie já estão mais parceiros, viraram um clã. O Pistoleiro ensina os outros dois o que aprendeu quando criança, a arte de ser Pistoleiro e seguem juntos para as terras devastadas da Terra Média. Roland está sofrendo com vozes em sua cabeça por causa de Jack, e em seu mundo Jack também está passando pelo mesmo problema, pois ele havia morrido e agora não está mais morto ~ só lendo para entender ~. Sem saber, mas sentindo o que deve ser feito, os quatro fazem de tudo para que Jack volte para o mundo do Pistoleiro, só assim tudo voltará ao normal.

Após o retorno de Jack, os quatro partem seguindo o Feixe de Luz até a cidade de Lud e é lá que as coisas começam a ficar muito tensas de novo. Para atravessar o mundo que está doente sem serem contaminados, eles precisam da ajuda do Mono Blaine, um trem bala falante e assassino. Antes de chegar ao Berço de Blaine, eles terão se passar pelos moradores de Lud. Velhos, na maioria e loucos.

Aqui eu comecei a entender onde Stephen King quer chegar com essa história de O Mundo Seguiu Adiante. Eu já tinha minhas suspeitas que se confirmaram nesse livro. O avanço desastroso da tecnologia, todo o poder que o ser humano deposita na mesma, um dia isso vai acabar se virando contra nós. Um dia podemos ser dominados pelas nossas próprias criações. A cobiça pelo poder, as armas nucleares, os vírus criados, a guerra. Tudo isso destruiu o mundo de Roland.  

Já comecei a ler o quarto livro, Mago e Vidro. Depois volto aqui com ele, estou achando a história fantástica. =D

6 comentários:

  1. Ah, eu não conhecia esse livro, mas parece ser ótimo, muito interessante. Amei a dica!

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou com o Apanhador de sonhos para ler do Stephen King! Muito grosso!
    tem outros na fila ainda.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, essa série de livros parece um mix de Caverna do Dragão, O Senhor do Anéis e jogos de RPG IJSAIJISISISJA, morro de vontade de ler King, e essa série ne parece um ótimo jeito de começar a se aventurar na literatura do autor.

    Beijos =*

    http://alacazaam.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é mesmo uma mistureba, Beatriz. Mas é muito boa, começa mesmo =D

      Excluir
  4. Já ouvi falar muito bem do King. Quero muito ler Under the Dome, que se não me engano é do mesmo autor. Adorei.

    ACESSO PERMITIDO: No twitter.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho em casa todos os livros da coleção, mas ainda não tinham me despertado interesse... Acho que pretendo ler eles agora hahahaha adorei seu cantinho, parabéns pelo blog :)

    xx
    e-ternaaprendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!