quarta-feira, 30 de abril de 2014

Culinária catalã no agreste pernambucano

Eu fiquei sabendo do Barcelona Tapas através do meu professor de projetos. Em uma de suas aulas ele nos mostrou alguns cases de trabalhos dele e entre os cases estava a identidade visual desse restaurante. Fiquei interessada pela história que ele contou (e que até aquele momento eu não sabia =/): Que a Catalunha é uma província da Espanha e que pede a independência  desse país. O povo catalão foi brutalmente perseguido pelos espanhóis entre os séculos XIX e XX. Então quando meu professor recebeu esse trabalho, ele teve o desafio de criar uma marca para um restaurante catalão (em que o dono não suporta a Espanha) que ficaria instalado numa cidade do agreste pernambucano, onde pouquíssimas pessoas sabem o que é a Catalunha e muito menos da história dela, mas quase todo mundo conhece o time de futebol Barcelona, né? (A Barcelona é a capital da Catalunha) Enfim.

Como eu adoro comer e experimentar comidas diferentes, chamei Jey para conhecer o restaurante. Decidimos pegar a estrada no último domingo e atravessamos 130 km para almoçar em Caruaru/PE.

Como a gente não é acostumado com a cidade, nos perdemos e giramos um pouco para encontrar o Barcelona Tapas, ele é bem pequeno e mal tem faixada, além de ficar ao lado de muitos outros restaurantes. 

Quando chegamos fomos muito bem recebidos pelo Adriano (garçom) que apesar de ser brasileiro, tentou nos divertir arranhando um espanhol bem engraçado. O dono do local também é o chefe e veio falar com a gente muito educadamente e ficou surpreso quando soube que saímos de Recife só para conhecer o ambiente e comida dele. Tudo foi uma delícia. 


Adriano nos presenteou com uma degustação de uma sopa gelada com ervas. 


De entrada: Pulpo a la Gallega (polvo fervido, azeite, sal e pimenta vermelha) Vulgo: Delícia dos deuses.


Almoço: Paella de frutos do mar (temperos fortes, mas muito saboroso).


Sobremesa 1: Bolo de cenoura com cobertura de mouse de laranja e sorvete de baunilha com castanhas.


Sobremesa 2: Coulant de chocolate (o velho petit gateau, porém com bananas carameladas)...


....E muuuuuuuuito mais recheado.



Sério, sou muito adepta a conhecer coisas novas, principalmente se for comida. Caso vocês ainda não tenham experimentado a culinária espanhola ou catalã, tanto faz, faça isso assim que puder. Eu adorei! Há alguns pratos bem fortes, com temperos bem apurados, mas há também pratos bem leves. Eu pretendo voltar lá mais vezes, só que dá próxima vez iremos para passar um final de semana hospedados na cidade para poder experimentar também as bebidas e drinques =)  

17 comentários:

  1. Sopa gelada com ervas? Que diferente! Esse Pulpo a la Gallega é que parece ser uma delicia de entrada. Sobre esse prato Paella, eu ficaria meio que com o pé atrás por causa dos temperos fortes, acho que eu cataria só os camarões para comer. MEU DEUS! O QUE É ESSA SOBREMESA? E esse petit gateau com um toque a mais das bananas carameladas? Gente, que bom! Eu pensava que a culinária espanhola fosse um pouco parecida com a nossa, mas é bem diferente né? Tipo, parecem ter gostos mais fortes (tanto pra sobremesa quanto pra comida salgada também).

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pena que o restaurante é tão longe daqui. Parece tudo uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Gente, que delícia ;_; que vontade de comer tudo isso ai iauhsiuahusa e esse petit gateau recheadão?? <33
    Eu adoro comer, uma pena não ter um restaurante desses por aqui. Nessas horas eu queria conseguir comer um monte sabe? só pra poder experimentar mais coisas iauhsuaishuia adorei a dica *-*

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar da Catalunha, mas nunca experimentei a comida, um dia quando tiver oportunidade vou ver se experimento, pelas suas fotos parece ser muito boa.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmm
    Só me restou comentar isso! rs
    Passa esse bolo de cenoura com sorvete pra cá! :)

    ResponderExcluir
  6. Minha nossa a refeição está com um aspecto fabuloso, apetece mesmo provar! Até dá água na boca, uma tentação :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  7. Que postagem mais deliciosa! Deu água na boca! Assim que puder irei experimentar, também gosto de experimentar coisas novas! ♥

    ResponderExcluir
  8. Nossa que demais isso! Os pratos são lindos e devem ser deliciosos!
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Uau, que legal :) não conheço essa culinária mas também sou super adepta a conhecer coisas novas! Adorei o post, me deixou com água na boca.. hahaha :)

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa culinária e fiquei desejando essa segunda sobremesa, gente, que é isso aoskdoaskd.

    abraços,
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
  11. Sou louca por comida espanhola e tenho certeza que ia amar esse restaurante. Os pratos estão com uma cara maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  12. hmmmmm, só coisa boa!
    Adoreeeei!
    Beijos e fique com Deus!
    batomdeframboesa.com

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosa! É muito bom provar diferentes culinárias!
    abraços

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Petit gateau com bananas carameladas? Preciso experimentar! Petit gateau é uma das minhas sobremesas favoritas, mas não conhecia essa versão catalã, só de olhas as fotos fiquei morrendo de vontade!

    ResponderExcluir
  15. poxa que maldade esse post,fique com fome mas adorei
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Apesar de eu ter horrores de frutos do mar sou apaixonada pela Espanha, amo a cultura deles e acho lindo ver esses restaurantes especializados, eles trazem um pedacinho de lá pra gente <3

    Amei esse petit gateau, mas tiraria as bananas hahahha
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Foi muita sacanagem sua fazer esse post. Achei ridiculo ter que ler e ver essas fotos bem antes do meu horário de almoço com a fome bombando aqui, não estou conseguindo lidar com a vontade desse polvo e da sopa gelada, SACANAGI

    Beijos :*

    Love Triangle Blog

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!