quarta-feira, 9 de março de 2016

The Witch

Sinopse: Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família seus piores medos e seu lado mais condenável. (Adoro Cinema)

Título Nacional: A Bruxa
Dirigido por: Robert Eggers
Gênero: Terror/ Drama
2016



Depois que, ninguém mais e ninguém menos, que Stephen King declarou que se assustou com The Witch, decide que seria um filme de terror que eu estaria disposta a assistir. Eu amo filmes de terror, o problema é que sou muito crítica em relação a eles. Quase todos me decepcionam e, por esse motivo, nunca mais tive tesão em ver algum do gênero. 

Não é um filme para levar sustos, você não vai pular da cadeira. O enredo é muito mais dramático do que assustador, mas a história é bastante pesada e cheia de entrelinhas. 

Saí da sala do cinema sem querer dar minha opinião. Disse que eu não estava pronta para relatar minhas impressões, que ainda precisava mastigar o que tinha acabado de assistir. Muitos saíram reclamando, dizendo que o filme é uma bosta. Outros amaram. Quem gostou achou a fotografia muito bonita, a trilha sonora perfeita, o figurino fantástico, a atmosfera poética etc..

Agora me sinto preparada para falar sobre The Witch

Sim, o filme é muito, muito bonito. A fotografia, a trilha sonora, a atmosfera pesada e angustiante, o enredo envolvente, tudo muito bonito. E as atuações? Que crianças são aquelas? Perfeitas. Mas o filme vai muito além de tudo isso. Ele não queria ser apenas bonito mas, depois que eu pensei bastante sobre ele e li opiniões de outras pessoas, pude perceber o quanto ele é carregado de sinais e metáforas. 

O filme trava uma luta de dois extremos, onde cada um exala o terror de forma diferente. A religiosidade cristã extrema e o culto a demônios. Fala sobre submissão feminina, feminismo e força. Mostra que não importa o quão perto de cristo e santos você acha que está, o mal estará sempre te rondando e é sua cegueira religiosa que pode ser o seu maior erro e que pode deixar o mal entrar na sua vida. Mostra ainda como as pessoas são fracas e se afastam daquelas que amam por preconceito. 

Apesar de não ser perfeito, pois achei que um ponto especifico poderia ter sido melhor trabalhado, mas não posso falar quais senão estaria dando spoiler, acho que vale apena ser assistido. Eis minha dica para vocês. Se assistir me conta o que achou ;)

7 comentários:

  1. Olha eu não sou muito fã de filme de terror, mas me falaram sobre essa questão de feminismo no filme que me deixou com um pouco de vontade de assistir. O problema é o medo hahahaha
    Mudando de assunto, vi o meu antigo blog, Garota Prodígio, no seu blogroll, se quiser atualizar, muda pro Leviosa ;)
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha que leio sobre esse filme minha curiosidade cresce! Comecei achando interessante, depois li uns paralelos com feminismo e mensagens ocultas que foi me deixando mais instigada a assistir. Não sou exatamente fã de filme de terror (na real, eu tenho é preguiça de assistir filme), mas esse vai me fazer pagar pra ver, hahaha. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Mas gente, se até o Stephen King se assustou... fiquei curiosíssima para assistir, procurando por aqui já.

    ResponderExcluir
  4. Nem se me pagarem eu vou ver esse filme. Pra filme de terror e suspense eu não tenho nem curiosidade, acredita? Não sei, não consigo assistir. Prefiro os bobinhos e de aventura/ação mesmo. Sei que esse filme tá dando o que falar, mas depois dessa sua resenha, percebi que era tudo marketing pro povo que adora um filme de terror, assistir achando que iria levar vários sustinhos. Eu vi o trailer e também não achei nada assustador no estilo desses filmes de terror que vemos por aí, achei um filme bem cabeça, só quem tem mente aberta e for inteligente pra entender o filme real. Enfim, gostei da resenha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ainda não tinha ouvido falar deste filme, mas despertou-me imenso interesse. Vai já para minha lista a ver em breve. Bela dica :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Sou igual a você, amo filmes de terror, como não fazem mais como antigamente, prefiro nem assistir, mas esse aí eu quero ver com certeza! Adorei a resenha e saber que a trilha sonora e fotografia são lindos, são dois pontos importantes em filmes quando assisto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Preciso chover no molhado e repetir o que a Thay disse: cada resenha que leio sobre esse filme me dá mais vontade de assisti-lo. Eu não gosto de filmes de terror, se puder assistir outra coisa, sempre vou escolher a outra coisa, mas ao mesmo tempo (e isso vai parecer bem contraditório, mas bear with me) tenho um interesse bem genuíno por eles, pela temática, pelo sobrenatural, essas coisas. A Bruxa me interessou muito mais quando li resenhas que destacavam esse viés feminista, as metáforas, e o fato do diretor ser um estreante e um dos produtores ser brasileiro só me fez ter ainda mais curiosidade.

    beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!