segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Sinopse: Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares e, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas. (Saraiva)

Não sei o que me fez criar interesse por esse livro. Talvez o título, a capa, a sinopse ou as várias críticas positivas que encontrei. Talvez tenha sido a nota que Tim Burton deixou sobre o livro: 

"Vocês têm certeza que não fui eu quem escrevi esse livro? Parece algo que eu teria feito.." 

Na verdade isso não interessa muito agora, o que REALMENTE interessa é que essa é uma história simplesmente fantástica. Simples, fantástica e diferente de tudo o que já foi escrito. Não que seja uma história de outro mundo, porque na verdade não é, como eu disse é um enredo bem simples, mas que prende a atenção do leitor do início ao fim, graças a incrível ideia que o Ransom teve: agregar fotografias à história. 

Tudo começou assim: O Ransom Riggs, que é jornalista, cineasta, escritor e curioso de fotografia vernacular, teve a ideia de juntar várias fotografias desse tipo e fazer um catálogo: onde foram tiradas, a época, o material, a câmera usada, esse tipo de coisa. Mas seu editor teve uma ideia muito melhor e sugeriu que ele criasse uma história fictícia em volta dessas imagens. E ele fez isso, criando um livro diferente de todos os outros.

"Comecei a me sentir estranho. Imaginei estar sendo observado; que as crianças ainda estavam ali, preservadas como o Garoto do Pântano, dentro daquelas paredes. Podia senti-las me espionando através de frestas e buracos na madeira."

 O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares não é um livro de  terror, apesar da capa passar essa ideia  mas tem muito mistério e isso é o melhor de tudo, você não sabe as surpresas que pode encontrar lá dentro. Pode ser lido por crianças, adolescentes, adultos e idosos porque o enredo é envolvente e emocionante. 

Eu quero sair recomendando para todo mundo! 

Obs.: Cara, se Tim Burton resolver transformar isso tudo em filme vai ser demais. 

Um segredo: Eu li o livro imaginando os personagens no estilo "animação" de Tim Burton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!