segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mago e Vidro - A Torre Negra (IV)


Inventei de conhecer Stephen King pela série mais longa de todos os tempos. Não digo isso em tom de reclamação, muito pelo contrário, pois acho que estou tendo uma experiência incrível viajando dentro da cabeça de King e o universo maluco e complexo que ele criou para ambientar essa estória.

Acabo de concluir o quarto livro da série (fiz um breve resumo dos três primeiros livros nesse poste aqui) e devo confessar que nunca procrastinei tanto em uma leitura, e nem foi porque o livro é maior que os anteriores (813 páginas), mas sim porque eu não gostei nem um pouco de ver o bom e velho Pistoleiro totalmente diferente do que eu havia conhecido.

Nesse volume, King nos mostra a infância de Roland e como ele se tornou um pistoleiro, isso era essencial para ligar vários pontos da estória que estavam soltos e até mesmo para descobrirmos porque o Pistoleiro é tão duro. Eu, que estava louca para conhecer o Roland de Gilead mais novo, me arrependi. Desde cedo ele era muito perspicaz e talentoso com os revolveres, se tornando precocemente (aos 14 anos) pistoleiro e líder do seu ka-tet, mas ele acabou se apaixonando e mostrando um lado, além de muito bobo, presunçoso e incoerente. Várias vezes tive vontade de entrar no livro e dá na cara dele, sério.

[SPOILER]
Saber que tudo de ruim que aconteceu foi culpa dele e desse amor inconsequente me parte o coração.
[/SPOILER]

Por esse motivo e por achar que King prolongou muito essa parte da estória, para mim se tornou um pouco cansativo, eu não via a hora de voltar para o mundo que seguiu adiante. Quando retornei ao ponto em que o chato, duro, não apaixonado e admirável Roland estava com seus novos companheiros, tudo fluiu melhor. E claro que o final foi bem maluco, como só poderia ser em A Torre Negra.

Apesar de ter passado pelo quarto volume, não deixo de me surpreender a cada capitulo e de reler várias vezes o mesmo paragrafo para entender de certo o que está acontecendo. Infelizmente nem tenho certeza do que aconteceu com o mundo (ou os mundos) para chegar ao estado que é descrito no livro. Tenho minhas teorias, mas nada de concreto ainda. Alguém que leu a série estaria disposto a debater comigo? Sem dar spoilers, claro. Ou será que eu sou muito lenta para entender as coisas? hahaha

Vou finalizar o poste com as passagens mais fantásticas do livro:


16 comentários:

  1. Nunca li nada de King, mas essa série parece ser interessante, apesar do tamanho dos livros (você disse que esse tem pouco mais de 800 páginas, né?), acho que leria.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que passo longe de ler séries, especialmente essas com livros de 800 páginas cada hahahaha
    Sou preguiçosa e ansiosa também, não suporto demorar pra saber o fim da história hahahaha
    Já to sofrendo pra terminar 2 séries (Millennium e o Guia do Mochileiro das Galáxias) que pessoas normais teriam terminado de ler em 1 ou 2 meses no máximo hahahaha...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. "o primeiro amor verdadeiro só é realmente interessante para aqueles que se tornam seus prisioneiros", não consigo concordar mais. Sou louca pra começar a ler mas tenho uma preguicinha, mas essa frase foi uma das coisas que me chamou tanta atenção que acho que vou procurar.

    La Diabolique - Fan Page - SORTEIO Varsity Jacket

    ResponderExcluir
  4. Fui ler o resumo dos outros livros, pq não tinha acompanhado. Parecem ser incríveis, apesar de não ser exatamente meu tipo de leitura. De qualquer forma, coloquei na minha lista de livros pra ler. Lista que tá cada dia maior... jhahahha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Só li o primeiro livro dessa série, portanto fui pulando um pouquinho a leitura do seu post, desculpe! Mas já li outros livros do Stephen King e ele é, realmente, um autor fantástico. Pretendo comprar os outros livros da série A Torre Negra e colocar essa série em dia, só tenho lido críticas positivas sobre a história e espero gostar também. Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li uma série dele, acho que tenho preguiça dessas séries que não terminam nunca. rs... Mas O Iluminado, por exemplo, é uma obra-prima!

    ResponderExcluir
  7. Essa coleção é um desejo antigo...

    ResponderExcluir
  8. Hey, Cyntia!
    Até hoje, não li nada do Stephen, mas tenho muita curiosidade, muita mesmo. Pretendo pegar em alguma férias e ler algumas das obras mais famosas, faz muito tempo que não leio nada, estou me sentindo "enferrujada".

    Adorei as frases que você fotografou (especialmente a primeira, sobre o amor).

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. King é um mestre. Ainda não li esse especificamente, mas como minha mãe é fã número um do S.K. e compra toda e qualquer coisa que o cara já publicou, com certeza consigo com ela. Achei a história bem interessante - especialmente por ter sido tudo culpa dele (sim, li o spoiler pq sou rebelde)

    ResponderExcluir
  10. Esse do stephen ainda não li, estou lendo um aqui que chama o apanhador de sonhos...
    ;*

    ResponderExcluir
  11. King é o escritor dos escritores, praticamente. Toda obra dele é maravilhosa, por mais longa que seja.

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  12. O King é um dos meus escritores favoritos, gosto imenso! Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas não será por muito tempo :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  13. Não sou dos maiores fãs de King, esse eu não li ... mas ...

    ResponderExcluir
  14. Li as suas resenhas, dos quatro livros, e você escreve elas tão bem ;_;
    sério, eu fiquei com mais vontade de ler essa série, eu já conhecia mas na época a falta de $.$ me impediu de comprar pelo menos o primeiro. Sem contar que sou curiosa para ler algo do King, nunca li nada ainda :/

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nenhum livro do King, mas sei que o cara manda muito bem. Espero ler em breve! Adorei conhecer essa série, não conhecia. Os trechos são divinos, principalmente o segundo sobre obsessão. Nunca li nada que fizesse tanto sentido!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo certo? Olhar nunca li, mas espero ter oportunidade, acho que todas suas dicas são boas, afinal acabo lendo :)
    beijo,
    @maahmusic
    www.maahmusic.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!