segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mais amor, menos ciúmes

Um dia desses eu estava assistindo um dos programas matinais de tv aberta, onde a discussão do dia era sobre o ciúme. Eu já fiquei abismada com os comentários. Incrivelmente no mesmo dia, vejo várias pessoas conhecidas nas redes sociais exaltando o ciúme que sente dx parceirx ou que essxs sentem por elas.

Eu realmente não consigo entender.

Ciúme não é legal, não é bonito, não é prova de amor.

É terrível viver num relacionamento onde a palavra "sufoco" define o dia a dia. Deixar de fazer coisas porque o outro não vai gostar ou impedir que o outro faça alguma coisa porque você não vai gostar. WHAT THE FUCK?!

Invasão de privacidade também é muito feio, gente. Uma coisa é certa: Se a pessoa quer te trair, vai fazer isso, não importa quantas senhas você tenha dela ou se você não quer que ela fale com tal amigx. Ciúme é feio pra quem está sentindo, a pessoa fica com cara de pateta, sério.

Confiança é tudo, inclusive respeito. Antes de um casal se encontrar eles viveram histórias diferentes e são pessoas diferentes - ciumento, aceite isso - então se você percebe que não há respeito, não adianta ter ciúmes porque o relacionamento nunca será saudável.

Creio que o ciúme - sentimento que eu acho o mais egoísta e destruidor - acontece para as pessoas que não tem confiança em si, amor próprio, alta estima ou seja lá como se chama. As pessoas precisam primeiro aprender a se amar, a não depender de outras pessoas. Saber se feliz junto e sozinho e aprender a conviver com mudanças.

Todo mundo tem medo da perda, principalmente quando acreditamos ter encontrado nosso amor, mas ninguém é propriedade de ninguém.

Amar é cuidar, é compartilhar momentos, é respeitar as opiniões e querer estar por perto para sempre. E não perto sempre. Mas a gente precisa saber que um dia pode não ser mais. Um dia, um dos dois pode não querer mais isso e não é o ciúme de hoje que vai impedir que isso aconteça. As pessoas são livres. Então pelo amor de todos os deus, perder tempo sentindo ciúmes é perder tempo de amar de verdade.



12 comentários:

  1. Muitos aplausos ao seu post!

    Ciúme, nada mais é, que um problema interno do próprio que sente. Nada de prova de amor ou de cuidado. Quantos crimes passionais ocorrem por causa de questões mais resolvidas em si e descontadas no outro?

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que ciume é posse... "ela é minha e ninguem tasca"

    ResponderExcluir
  3. Também não consigo entender como as pessoas conseguem viver em relacionamentos ditados pelo ciúme, pela desconfiança... Muito triste e limitador.

    ResponderExcluir
  4. Impossível não concordar com seu texto! Mesmo quando a pessoa diz que sente aquele "ciúme saudável" eu já fico desconfiada: e existe esse tipo de coisa? O importante em uma relação é a confiança, se estou com uma pessoa, é por gostar dela e confiar nela, então não adianta ficar imaginando coisa e morrendo de ciúmes. Como você mesma disse, se a pessoa quiser trair, ela vai fazer isso independente de quanto ciúme o outro sinta.

    ResponderExcluir
  5. Não sou ciumenta. Mas entendo quem é. Sei lá. De qualquer forma, concordo que é um sentimento sufocante. As pessoas não podem evitar sentí-lo, mas podem (e devem) tentar controlá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Também não entendo como as pessoas ficam se aprisionando em relacionamentos sufocantes. Se não há confiança, não há, então termine e pronto. Muitos parceiros dão motivos para o outro ter cíumes. O outro, ao invês de ficar sofrendo, nem devia deixar ir pra frente o relacionamento. Em outros casos, o cíume existe porque a pessoa não tem segurança nela mesma. Começar a proibir o outro de fazer coisas que ele gosta é maldade. Sair com os amigos escondido e nem poder tirar foto pra ele não saber. Não dá né.

    ResponderExcluir
  7. Acho que é natural do ser humano sentir ciúmes. É involuntário, nós simplesmente sentimos, mas podemos controlar. Acho que temos que nos preocupar com ciúmes excessivo. Aí sim deixa de ser saudável. Nada em excesso é bom, né? Beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
  8. Pra mim, ciúmes tem dois lados: não querer dividir (o que pode ser fofo e ruim) e o lado da desconfiança (o que não é bom). A única coisa que nos resta é controlar esse sentimento porque em exagero faz mal e ninguém gosta, né?
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  9. Penso que não há problema em sentir, a questão é o que fazer o sentimento, como lidar. Se achamos que o ciúmes é ruim, não é necessariamente o que vai permitir que ele seja anulado. O desapego é uma atitude constante na vida, eu penso. Mas não perco tempo com ele. Se surgir, será descartado na hora. Adorei a reflexão!

    ResponderExcluir
  10. Já fui assim. E é extremamente desgastante, para o casal e para o relacionamento em si. Cheguei a um ponto de ter mal estar físico por causa disso - parei! Não vale a pena. O relacionamento fica muito melhor com confiança e, se não achar que a pessoa com quem se está mereça confiança, melhor partir pra outra.

    ResponderExcluir
  11. Acho que ciúme vem muito da insegurança. Quem mais sente ciúme é mais inseguro e vai transferir isso para o relacionamento, tanto amoroso quanto de amizade. Acho muito saudável quando o casal sai "sozinho" para encontrar amigos sem necessariamente estar com o(a) parceiro (a), isso é sinal de maturidade! E vc tem razão: ciúme sufoca!

    ResponderExcluir
  12. Finalmente alguém que pensa como eu. É uma loucura o que as pessoas procuram em relacionamentos e o que elas consideram certo, normal, e até "prova de amor". A última vez (e não faz muito tempo) que me disseram que o ciúme do namorado era "cuidadinho" e eu falei que "não, ter ciúmes não é cuidar. Ciúmes é doença" a pessoa riu de mim.
    Quando foi que namoro virou sinônimo de posse, gente?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!