terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bolo de Queijo

Ou seria Pão de Queijo? O nome mesmo é Bolo de Pão de Queijo. 

Desde que vi essa receita na internet eu fiquei com água na boca e louquinha para fazer e comer, comer, comer. No feriado de carmaval a Ana Maria Braga reprisou a receita e foi ai que eu decidi fazer e ponto. 

Ela é super simples e me custou menos do que eu imaginei. Mas vamos ao que interessa, a receita:


  • 100 ml de leite
  • 100 ml de óleo
  • 2 ovos
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • +/- 250 g de polvilho doce
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 150 g de queijo provolone picado em cubos pequenos ou 1 ½ xícara (chá)
  • 150 g de lingüiça calabresa picadinha ou 1 xícara (chá)
  • sal a gosto (+/- 5 g)
Modo de preparo: 

1°- Num liquidificador, coloque 100 ml de leite, 100 ml de óleo e 2 ovos e bata até formar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e adicione 100 g de queijo parmesão ralado e +/- 250 g de polvilho doce, aos poucos, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. Acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó, 150 g de queijo provolone picado em cubos pequenos, 150 g de linguiça calabresa picadinha e sal a gosto e misture.

2°- Coloque a massa (feita acima) numa forma de furo central (20 cm) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.

Exatamente como está no site.

Haverá aqueles (assim como eu) que ficarão desesperados porque a massa está grudenta ao invés de consistente. Me bateu um desespero achando que daria tudo errado, fui correndo na internet e assisti o vídeo da Ana ensinando a receita. Lá ela diz que o queijo provolone é que fará diferença na liga da massa, e não é que é exatamente isso? Depois que coloquei o provolone a massa ficou lindamente fofinha, bem diferente do grude que estava. Então, não se desesperem, coloquem tudo de uma vez e vai mexendo.

Só lembrei de tirar fotos quando ele já estava partido (risos), mas olha só como ficou lindo:
 



Ele ficou delicioso, gente. A casquinha crocante e gostinho de queijo, hummmm. Só uma dica para os hipertensos: salgado, muito salgado. Ah! E não esqueçam que é de queijo, hein gente, tem que ser comindo no dia, até porque depois a casquinha crocante murcha.

Um comentário:

  1. Meu olho bateu na tag receitas, não resisti e vim dar uma olhada. Que receitinha mara! Parece um pão que minha vó fazia nos antigamentes!
    Senti que o comentário do queijo é para comer tudo no mesmo dia sem culpa,né?hahahahahah

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!